quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tecnologias Recentes

  • Um robô equipado com um novo tipo de sensor táctil construído para imitar a ponta de um dedo humano é mais novidade de um grupo de investigadores da Escola de Engenharia Viterbi (Universidade do Sul da Califórnia) que acabam de publicar um estudo na revista «Frontiers in Neurorobotics». Este sensor – BioTac – consegue superar o dedo humano na identificação de uma ampla gama de materiais, de acordo com as suas texturas. O estudo abre caminho para o desenvolvimento de uma nova geração de próteses e robôs de assistência pessoal.
  • Um tipo de vidro ultrafino e flexível foi desenvolvido por uma companhia norte-americana, a Corning, a mesma que criou o Gorilla Glass, utilizado em ecrãs de telemóveis. O produto foi baptizado como Willow Glass (vidro salgueiro) e pode servir não só para ecrãs de smartphones mas também para objectos que não tenham forma plana.
  • Cientistas da universidade norte-americana de Berkeley desenvolveram um método que utiliza vírus inofensivos para converter energia mecânica em electricidade. Os investigadores conseguiram criar um gerador capaz de produzir a corrente necessária para iluminar um pequeno ecrã LCD, que funciona pressionando com um dedo um eléctrodo do tamanho de um selo dos correios. O estudo está publicado na«Nature Nanotechnology».
  • A primeira «Cadeira Móvel Autónoma» portuguesa é amanhã apresentada no Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria). Este é um projeto do departamento de Engenharia Informática (DEI) da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) que permite o controlo de uma cadeira de rodas convencional por voz e pelo movimento dos olhos.
    Uma das vantagens desta cadeira é “providenciar um pouco mais de condições de vida a quem mais precisa”, afirma João da Silva Pereira ao Ciência Hoje
  • Londres (Reino Unido) estreou, a semana passada, um inovador sistema de reciclagem – 25 caixotes de lixo inteligentes equipados com telas LCD, sensíveis ao toque e que transmitem informações sobre o mercado financeiro, cultura e arte, actualidade e previsões meteorológicas em tempo real.
    O novo sistema de recolha selectiva reproduz, diariamente, das 6h às 23h59, notícias, cujo conteúdo é fornecido pela revista The Economist e pela London Stock Exhchange, entre outros e ainda serão instalados mais 75.

Nenhum comentário:

Postar um comentário