Projeto



PROJETO DE PESQUISA                                                                                                                    
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.            Instituição: Escola Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
1.1         Cidade: Santo Augusto - RS
1.2         Endereço: Rua Francisco Álvares Teixeira n° 571, Bairro Santo Antônio
1.3         Responsável da Instituição: Margarete Siqueira de Melo Niedermeyer
1.4         Orientador: Adriane Inês Sapiezinski Montagner ,Rafaela Oliveira de Moura,Sandra Della Flora              
1.5         Alunos: Ailton Franco da Rosa, André de Moura Martins, Fernando Rehsler De Mello
1.6         Público Alvo: Comunidade escolar e alunos do primeiro ano do Ensino médio.
            
2     TEMA:
PARA SABER APLICAR NOVAS TECNOLOGIAS

3     OBJETIVOS

3.1 Geral
Através desse projeto visamos a divulgação e explanação sobre os meios tecnológicos, incluindo assim a comunidade e oportunizando conhecimento das tecnologias que hoje nos são indispensáveis no dia a dia.

3.2 Específicos
Ø   Oportunizar a inclusão digital.
Ø   Mostrar à comunidade os meios tecnológicos atuais.
Ø     Conhecer a aplicabilidade desses meios.
  
  
4. JUSTIFICATIVA
 Sabemos que a tecnologia é pouco usada nas comunidades, por meio deste projeto, queremos que a comunidade tenha acesso as novas tecnologias e que a mesma saiba usá-la em seu dia a dia.

5. PLANO DE AÇÃO
5.1 Duração:  Ano letivo de 2012.

5.2 Metas e Ações
Meta: Promover inclusão social e atividades práticas.
Ação: Viagens de estudo, integração entre alunos.

Meta: Ter conhecimento da comunidade.
Ação: Aplicação de um questionário.

Meta: Divulgação das atividades por meio do blog do projeto.
Ação: Mostrar aos leitores e as pessoas da comunidade, as atividades realizadas no projeto.

5.2.1 Conteúdos

5.2.2     Metodologia
Durante a realização desse projeto, os conteúdos serão desenvolvidos de dois a três períodos diários, através de aulas expositivas e dialogadas, com resolução de exercícios práticos relacionados ao tema estudado.
As aulas serão teóricas-práticas com apresentação de exemplos, resoluções de exercícios e estudos de texto, procurando identificar e auxiliar na compreensão dos diferentes meios de usabilidade do computador e seus benefícios.
Serão também realizadas práticas individuais, em duplas e/ou em coletivas, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, promovendo novas experiências e aprendizados.



6 RECURSOS
Quadro branco, caderno, material impresso, computadores, Data Show, caixinhas de som, câmera digital.

7 CRONOGRAMA

Data
 Atividade
Março
Realizamos formação dos grupos, sorteio dos temas e criação do blog.
Abril
Pesquisa on-line e atualização do blog.
Maio
Viagem de estudo para cidade de Três Passos. Visita ao Presídio e ao cinema.
Junho
Viagem de estudo na cidade Ijuí. Enquete, tabulação de dados.
Julho
Elaboração do projeto de pesquisa
Agosto
Pesquisa
Setembro
Pesquisa
Outubro
Viagem de estudo para Porto Alegre - RS e organização do seminário
Novembro
Apresentação do seminário


  
8 REFERÊNCIA:
DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário