PROJETO
DE PESQUISA
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
1.
Instituição:
Escola
Estadual de Ensino Médio Senador Alberto Pasqualini
1.1
Cidade:
Santo Augusto - RS
1.2
Endereço: Rua
Francisco Álvares Teixeira n° 571, Bairro Santo Antônio
1.3
Responsável
da Instituição: Margarete Siqueira de Melo Niedermeyer
1.4
Orientador:
Adriane
Inês Sapiezinski Montagner ,Rafaela Oliveira de Moura,Sandra Della Flora
1.5
Alunos: Ailton
Franco da Rosa, André de Moura Martins, Fernando Rehsler De Mello
1.6
Público
Alvo: Comunidade escolar e alunos do primeiro ano do Ensino
médio.
2
TEMA:
PARA
SABER APLICAR NOVAS TECNOLOGIAS
3
OBJETIVOS
3.1
Geral
Através
desse projeto visamos a divulgação e explanação sobre os meios tecnológicos,
incluindo assim a comunidade e oportunizando conhecimento das tecnologias que
hoje nos são indispensáveis no dia a dia.
3.2 Específicos
Ø Oportunizar
a inclusão digital.
Ø Mostrar
à comunidade os meios tecnológicos atuais.
Ø Conhecer a aplicabilidade desses meios.
4.
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a tecnologia é pouco usada nas
comunidades, por meio deste projeto, queremos que a comunidade tenha acesso as novas
tecnologias e que a mesma saiba usá-la em seu dia a dia.
5.
PLANO DE AÇÃO
5.1
Duração: Ano
letivo de 2012.
5.2
Metas e Ações
Meta: Promover inclusão
social e atividades práticas.
Ação: Viagens de estudo, integração
entre alunos.
Meta: Ter conhecimento da
comunidade.
Ação: Aplicação de um questionário.
Meta: Divulgação das
atividades por meio do blog do projeto.
Ação:
Mostrar
aos leitores e as pessoas da comunidade, as atividades realizadas no projeto.
5.2.1
Conteúdos
5.2.2
Metodologia
Durante
a realização desse projeto, os conteúdos serão desenvolvidos de dois a três
períodos diários, através de aulas expositivas e dialogadas, com resolução de
exercícios práticos relacionados ao tema estudado.
As
aulas serão teóricas-práticas com apresentação de exemplos, resoluções de
exercícios e estudos de texto, procurando identificar e auxiliar na compreensão
dos diferentes meios de usabilidade do computador e seus benefícios.
Serão
também realizadas práticas individuais, em duplas e/ou em coletivas, utilizando
os recursos tecnológicos disponíveis, promovendo novas experiências e
aprendizados.
6 RECURSOS
Quadro
branco, caderno, material impresso, computadores, Data Show, caixinhas de som, câmera digital.
7 CRONOGRAMA
Data
|
Atividade
|
Março
|
Realizamos
formação dos grupos, sorteio dos temas e criação do blog.
|
Abril
|
Pesquisa
on-line e atualização do blog.
|
Maio
|
Viagem
de estudo para cidade de Três Passos. Visita ao Presídio e ao cinema.
|
Junho
|
Viagem de estudo na cidade
Ijuí. Enquete, tabulação de dados.
|
Julho
|
Elaboração
do projeto de pesquisa
|
Agosto
|
Pesquisa
|
Setembro
|
Pesquisa
|
Outubro
|
Viagem
de estudo para Porto Alegre - RS e organização do seminário
|
Novembro
|
Apresentação
do seminário
|
8 REFERÊNCIA:
DESLANDES, Suely Ferreira.
Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
Nenhum comentário:
Postar um comentário